Sessão especial homenageia conselheiros e conselheiras tutelares"/>

Sessão especial homenageia conselheiros e conselheiras tutelares

Sessão especial homenageia conselheiros e conselheiras tutelares

Evento presidido pela deputada estadual Maria del Carmen aconteceu nesta quarta-feira, dia 21 de novembro, no Plenário da Assembleia Legislativa

Conselheiras e conselheiros tutelares da Bahia foram homenageados nesta quarta-feira, 21, pela deputada estadual Maria del Carmen, que propôs e presidiu uma Sessão Especial em homenagem ao Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, cuja data comemorativa é 18 de novembro. O evento reuniu profissionais do estado e aconteceu às 14h30, no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, na Assembleia Legislativa da Bahia.

“Vocês, conselheiros e conselheiras tutelares, desempenham um papel fundamental para a garantia dos direitos das nossas crianças e adolescentes, como o direito à vida, à saúde, à dignidade e à liberdade. Parabéns por desenvolverem um trabalho tão importante”, afirmou a deputada Maria del Carmen, na abertura da sessão.

Compuseram a mesa os deputados estaduais Bira Corôa e Pastor Sargento Isidório, a vereadora Marta Rodrigues, o procurador-chefe e representante do Ministério Público do Trabalho, Luiz Carlos Carneiro, a defensora pública Gisele Argôlo, Antônia Santos, representando a Associação de Conselheiros Tutelares e Ex-Conselheiros do Estado da Bahia, Liliane Santos, representando a Secretaria da Justiça e Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Rodrigo Guedes, representando o Ministério Público da Bahia e a conselheira tutelar Antonisa Vieira Vale.

“Celebrar o Dia do Conselheiro Tutelar é também trazer para esta casa a responsabilidade na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. É nosso papel e dever fazer esse enfretamento”, destacou o deputado Bira Corôa.

Em seu pronunciamento, Antônia Santos falou sobre os avanços alcançados e os desafios a serem superados. “Acho que o maior desafio é a valorização dos conselheiros e do Conselho Tutelar, nós precisamos emponderar nossos conselheiros e conselheiras”, afirmou.

Representando o secretário Cezar Lisboa (SJDHDS), Liliane Santos falou sobre a importância da capacitação para os profissionais. “A secretaria está viabilizando um curso de capacitação continuada para os conselheiros tutelares”, disse.

Ao final, o procurador-chefe Luiz Carlos Carneiro destacou a parceria do Ministério do Trabalho com o Conselho Tutelar na erradicação do trabalho infantil. “Vocês são fundamentais para que se consiga erradicar essa chaga social do trabalho infantil na Bahia. Se façam gigantes, porque vocês são muito importantes”, finalizou.

Postado em 22/11/2018